ArtigosPartido

Cidade de Ubatuba revoluciona reciclagem e elimina o lixo!

PNC E O MEIO AMBIENTE

 

Um dos principais projetos do PNC – PARTIDO NACIONAL CORINTHIANO na área do meio ambiente é a reciclagem nas escolas da rede pública e privada, podendo alcançar inclusive as universidades.

Trata-se de um projeto simples, sem burocracia ou necessidades técnicas que demandam a contratação de doutores ambientalistas. Sem frescuras, para iniciarmos o projeto de reciclagem dentro das escolas, temos como princípio não tratar nenhum aluno como imbecil, sem buscar bitolar seu entendimento, mas sim criar uma consciência proveitosa acerca da responsabilidade ambiental, através do aproveitamento econômico decorrente da reciclagem.

Não será necessário ministrar ou assistir aulas, fazer cursos ou trabalhos para iniciar nosso projeto; isso tornaria a simples iniciativa de reciclar em uma coisa chata, maçante e onerosa para o Poder Público, que teria que editar leis, licitar, contratar, criar espaços e outras coisas mais que serviriam apenas para burocratizar e encarecer o projeto, e que não resolvem mas apenas desestimulam e desencorajam qualquer pessoa de boa vontade à participar do processo de reciclagem!

Em apenas uma semana o projeto pode ter inicio e começar a trazer resultados. Com custo zero para o Poder Público e escolas particulares, ainda será possível promover a geração de renda destinada a aplicação nas estruturas física e pedagógica da própria escola, beneficiando seus alunos direta e indiretamente.

Caso haja qualquer resistência nesse sentido, às vezes o administrador público pode ter seus receios, ou mesmo ser mal intencionado, de modo que se faça a opção por não vender o material para reciclagem, faremos com que o lixo seja doado (em quotas de participação) para os pais dos alunos e mestres, com a cláusula onerosa de que os mesmos ficam obrigados a promover excursões, passeios e viagens pedagógicas aos alunos daquela unidade escolar!

Descreveremos a execução do Projeto.

Primeiro passo: comprar alguns bags, nada de frescura de fazer latão bonitinho, com adesivagem! Nada disso! Bags de lona! Simples, podem ser até feios, mas baratos! Receberão individualmente os quatro tipos de material reciclável universais: papel, metal, plástico e vidro.

O diretor da escola vai chamar todos os professores da mesma e vai pedir a eles para que instruam todos os alunos da sua sala para trazer o lixo reciclável de casa (sem separar, pois nem a gente separa, imagina uma criança) numa sacola! Na casa, para a coleta pública, só ficará o verdadeiro lixo, o orgânico!

Ao chegar na escola, os alunos terão dez minutos para separar o lixo reciclável e depositar no bag correspondente (se não conseguir separar em dez minutos uma sacola de lixo ai não tem jeito)!

Essa a verdadeira educação ambiental. Prática!

Finalizada a separação, faz-se a coleta dos mesmos, devendo ser estimulada a formação de parcerias e cooperativas que arrecadam o material e o buscam não mais no lixo e sim nas escolas, mediante pagamento! Sim, os alunos aprendem que a reciclagem pode ser lucrativa, pois não são mais bitolados a trabalhar por ela em casa sem nada receber diretamente, sob a alegação de que já estão ganhando com os benefícios ao meio ambiente. Sim! Todos querem ganhar tais benefícios e eles terão esse ganho. Mas terão também o justo pagamento pela iniciativa (não é trabalho) preservacionista, pois todos sabem que há quem pague por esse material reciclável!

Resultado final: O dinheiro ficaria para escola aplicarem em benefício de seus alunos!

Vantagens do Projeto:

a)    Esgotamento de todo o material reciclável nas casas em que moram estudantes (quase toda casa tem);

b)    Custo negativo, pois gera rendimento;

c)    Estimulo a educação ambiental, pois não precisa ficar em sala de aula para isso e gera atividade de consciência coletiva;

d)    Pode ser implantada por qualquer Município brasileiro em uma semana;

e)    Redução dos custos do Município com a coleta de lixo;

f)     Redução de produção de lixo e chorume;

g)    Redução de lixo nas ruas, visto a ter formado a educação ambiental;

h)   Redução de criadouros de aedes aegypti, diminuindo os casos de dengue, zica e febre chikungunya, pois a maioria dos materiais recicláveis são acumuladores de água quando estão nas ruas e lixões;

i)     Envolvimento das famílias num projeto de bem comum, isso gera patriotismo! Gera comprometimento da sociedade com um todo!

Desvantagens do Projeto:  NENHUMA!!!

O Presidente do PNC, Juan Moreno, (então Presidente Municipal do Partido Verde em Ubatuba) colocou esse projeto em prática no Município em Ubatuba, no ano de 2013, quando foi Secretario do Meio Ambiente junto ao secretário de obras José Roberto Júnior (Jr) contando com a aprovação do então Prefeito Eduardo Cesar .

Colocamos em pratica um projeto simples e que em pouco tempo reduziu drasticamente o lixo transbordado em Ubatuba. Foram reduzidos em mais de 10% (dez por cento) o montante de lixo no primeiro mês.

Fizemos e colocamos em prática um sistema de coleta seletiva de lixos recicláveis em escolas da rede pública de ensino. O programa batizado de “Lixo Reciclado na Escola” e implementado nas instituições com a supervisão da direção das escolas, professores e funcionários.

A iniciativa previa a realização de atividades pedagógicas destinadas à educação ambiental e gerou renda revertida em benefícios para os alunos e para as escolas.

Os resíduos de papel, papelão, plástico, alumínio e vidro foram separados em recipientes próprios. Cada recipiente recebeu uma cor para a identificação: verde, para armazenamento do vidro. Após separados, os resíduos foram destinados a compradores da região.

O Município de Ubatuba recebeu premiação nacional e internacional na área do Meio-Ambiente.

Infelizmente, para o projeto e para o Município, o Presidente Juan foi alijado do comando municipal do Partido Verde, pois o senhor Marco Antonio Miroes (ex presidente do PV) não gostou da iniciativa do projeto sem a sua consulta prévia.

Mas o mundo, preservado ou não, dá voltas… Agora o desafio é outro: PNC é a conquista necessária para colocar em prática esse e tantos outros projetos que mudarão a realidade nacional.

Conheça nossas ideias! Curta e compartilhe! Apoie o Partido Nacional Corinthiano!

Previous post

Torcedores Corinthianos recorrem a Justiça !

Next post

Acordo impõe fim a Democracia!

PNC

PNC